O Xbox One conta com um programa de apoio aos desenvolvedores de jogos independentes, chamado ID@Xbox. Para conhecer mais detalhes sobre programa, o TechTudo conversou com o gerente de marketing global do ID@Xbox, Esteban Lora, na Microsoft. Confira os principais assuntos discutidos durante a entrevista na Brasil Game Show 2014, em São Paulo.
Quais desenvolvedores podem se registrar?
No início da conversa, Lora explicou que os contratos são fechados com os desenvolvedores independentes, já consolidados, e com um portfólio contendo bons títulos. Quando questionado se como o programa, em algum momento, também englobaria estúdios iniciantes ou menores, Lora comentou que a Microsoft está aberta: tendo um bom projeto, com boas e inovadoras ideias, existe a possibilidade do contrato ser fechado.
Benefícios
A Microsoft oferece aos registrados dois kits de desenvolvimento para o Xbox One e uma licença Unity Pro, tudo de forma gratuita. São também fornecidas todas as documentações necessárias para o projeto.
Segundo Estevan Lora, como forma de apoio, os desenvolvedores indies recebem o mesmo espaço dado aos jogos conhecidos como AAA. Quanto questionado sobre a recente inundação de jogos nas diversas lojas de games e aplicativos, Estevan afirmou que se o game tiver qualidade e trouxer inovações provavelmente ele terá sucesso, não importando o número de concorrentes.
Perguntamos ainda se a Microsoft planeja algum mecanismo de filtro, que possibilite que um jogo independente seja encontrado quando a loja estiver com muitos títulos. Segundo Estevan, as únicas ferramentas disponíveis são as que já existem, ou seja, a exibição dos games depende do seu perfil de jogador, de forma diferente ao serviço de curadoria do Steam.
Possibilidades
Ao se tornar um registrado no ID@Xbox, o desenvolvedor passa a contar com um leque de opções bem amplo: o próprio estúdio pode escolher em qual região deseja lançar seu jogo, por exemplo, podendo restringir o título à apenas um país ou região. Os desenvolvedores também têm ao seu dispor todas as funcionalidades já disponibilizadas pela Microsoft para o Xbox One, entre elas o Kinect e o serviço de computação em nuvem.
A Microsoft também passou a permitir a autopublicação de um game, algo que não existia quando o Xbox One foi anunciado. Com as mudanças nos meses seguintes, agora os desenvolvedoras podem lançar seu game sem a intermediação da produtora. Outra conquista dos indies é a possibilidade de enviar correções do jogo para a Microsoft, sem que uma taxa seja cobrada, antiga reclamação de vários desenvolvedores.
Contrapartidas
Durante a entrevista, Lora não quis responder sobre o percentual do valor do game repassado à Microsoft pelos desenvolvedores, já que cada contrato fechado tem um acordo diferente. Quanto sobre a necessidade de manter o game exclusivo para o Xbox One, Esteban disse que não é feita nenhuma exigência desse tipo, deixando a escolha à cargo do desenvolvedor.
Estúdios brasileiros
Também perguntamos para Lora se o ID@Xbox já tem parceria com algum estúdio indie brasileiro, e, segundo ele, diversas equipes conheceram o programa e gostaram. Para completar, afirma que ainda estariam em contato com a Microsoft para assinar o contrato, ou seja, no momento ainda não existe parceria confirmada com estúdios do Brasil.
Games demonstrados
Durante a BGS 2014, a Microsoft escolheu dois games em desenvolvimento dentro do programa ID@Xbox: o Fenix Rage e #idarb. O primeiro é um título de plataforma com diversos elementos que podem causar a morte do personagem, exigindo bastante reflexo dos jogadores para chegar até o fim dos estágios. Já o segundo, #idarb, foi testado durante a conversa: é um jogo que mistura diversos elementos de futebol e basquete, tendo como objetivo colocar a bola no gol adversário.
O game permite que até oito jogadores disputem partidas localmente no Xbox One. Mesmo quem está apenas assistindo pode participar: basta enviar mensagens com hashtag (#) para o Twitter(provavelmente para uma conta de algum dos participantes), para alterar o comportamento da partida. Um dos exemplos citados por Lora é enviar "#palhaço", que alteraria o visual dos personagens para um palhaço em pleno andamento da disputa.
Confira o trailer de #idarb, apresentado durante a E3 2014:
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