quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Facebook cria alerta de desastres e quer saber se você está seguro

Facebook anunciou na quarta feira (15) o Safety Check, uma maneira simples para avisar que está tudo bem com você e descobrir se outras pessoas também estão em situações de catástrofes. As três principais funcionalidades do serviço permitem avisar que está tudo bem com você, conferir outras pessoas na área de desastre e até marcar seus amigos caso eles também estejam bem nesses locais.
Nova função do Facebook, o Safety Check, pergunta se usuário está bem em caso de desastres (Foto: Divulgação/Facebook)Nova função do Facebook, o Safety Check, pergunta se usuário está bem em caso de desastres (Foto: Divulgação/Facebook)
Uma das inspirações para o projeto foi o desastre de 2011 no Japão, quando cerca de doze milhões de pessoas foram afetadas no país todo e quatrocentas mil tiveram que sair às pressas. Durante a crise, ficou evidente como as pessoas utilizavam as redes sociais para se manter em contato nesses locais.
A tecnologia funciona da seguinte forma: quando um desastre natural acontece e o Safety Check (facebook.com/about/safetycheck/) está habilitado, se você estiver na área afetada irá receber uma notificação do Facebook perguntando se está tudo bem. 
Para descobrir sua localização, a rede social verifica a localidade marcada no seu perfil, sua ultima localização (caso esteja habilitado) ou a cidade onde você utilizou a internet pela última vez.
É possível pegar vírus no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo e troque dicas sobre a rede.
Caso esteja tudo bem, o usuário pode marcar a opção “Estou a salvo”, e então será enviada uma notificação pelo seu feed de notícias só a seus amigos, que também podem marcá-lo como “a salvo”. Se você tiver alguém conhecido na área, irá também receber a notificação de cada um que marcou a opção indicando que está tudo bem.
Safety Check: Confirmação de Status de Segurança no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)Safety Check: Confirmação de Status de Segurança no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário