O Twitter está em declínio. Após fazer muito sucesso entre 2009 e 2011, o microblog já apresenta uma queda no número de usuários no Brasil e no mundo. Uma pesquisa feita pelo Deutsche Bank, e divulgada pelo site All Twitter, tenta entender os motivos para o abandono da rede social que completa oito anos. Uma das principais causas é a falha na compreensão do funcionamento do microblog.

Em levantamento feito pela Experian Marketing Service, no fim do ano passado, o Twitter era apenas o sétimo colocado em número de acessos no Brasil, atrás de páginas como Badoo, Orkut e Yahoo! Respostas. Uma análise da ComScore entre fevereiro do ano passado e deste ano mostra que o número de visitas únicas continua caindo e seguiu queda de 13,762 para 12,211 no período.
Estes números são ruins não só no Brasil, como em boa parte do mundo. O Deutsche Bank entrevistaram mais de mil usuários que estão com perfis ativos no Twitter, mas que pararam ou nunca sequer utilizaram a rede social. A ideia é entender quais problemas eles tiveram com o microblog.
Os resultados, divulgados pelo All Twitter, mostram que a principal causa para deixar o Twitter foi “estar recebendo as informações em outros lugares”, fator apontado por 82% dos entrevistados. Entre outras justificativas estão, por exemplo, a "falta de informações úteis", com 77%, o incômodo de um feed com "muitos tuítes e pouca filtragem"(76%), além de que simplesmente os usuários "criaram uma conta e esqueceram dela", com 68%.
Para completar, há ainda itens como a "irritação com tanta publicidade” (60%) e problemas para "encontrar amigos no Twitter" (47%). A falta de fotos também foi comentada, com 54% das reclamações. No entanto, o microblog já alterou seu visual para tentar suprir essa necessidade: aumentou o tamanho das imagens e passou a exibi-las no feed de notícias. Os vídeos e fotos do Vine também ganharam destaque com uma pré-visualização na página do microblog.
Confira as causas citadas pelos entrevistados:
Estar recebendo informações em outros lugares | 82% |
Falta de informações úteis | 77% |
Muitos tuítes e pouca filtragem | 76% |
Criei a conta e esqueci | 68% |
Mudei para outra rede social | 62% |
Irritei-me com os anúncios | 60% |
Recebia muitos tuítes do mesmo tópico | 49% |
Não encontrava amigos no Twitter | 47% |
Não conseguia mandar mensagens | 42% |
Produto confuso para se registrar | 25% |
Nenhum comentário:
Postar um comentário