domingo, 6 de abril de 2014

Como excluir dados e proteger a identidade digital de pessoas mortas

Na Era da Informação, é crescente a necessidade de se preocupar com os dados que deixamos no mundo digital mesmo depois que morrermos. Se você perder alguém próximo, talvez seja bom dar atenção aos perfis que essa pessoa tinha nas redes sociais. Há quem prefira deixar os perfis ativos como forma de memorial, assim outros podem deixar recados e, de alguma forma, "se despedir". No entanto, muitos familiares e amigos decidem eliminar as páginas de forma permanente nas redes.
Deixar como memorial ou encerar a conta na rede social? Saiba o que fazer com o perfil de falecidos (Foto: Pond5)

Veja como proceder nas maiores redes sociais caso queira excluir o perfil de alguém que morreu. 
1) Facebook
Facebook Privacy (Foto: Facebook Privacy)
A maior rede social do mundo dá preferência por manter a conta do usuário falecido ativa, porém em forma de memorial. Segundo o Facebook, o perfil fica mais protegido e marcações com o nome da pessoa ficam ocultas. Porém, também há a opção de remover a conta. No entanto o Facebook faz questão de frisar que não concederá acesso de administrador à conta de terceiros.
Passo 1. Para transformar o perfil em memorial, acesse o formulário online fornecido pelo Facebook;
Passo 2. Preencha nome, endereço e data de falecimento do dono do perfil, assim como o link da página a ser deletada. Para comprovação dos dados, a empresa pede que o familiar ou amigo faça o upload da certidão de óbito ou publicação do falecimento em jornal. Ao terminar, clique em "Enviar".
Caso você queira remover a conta completamente, proceda da seguinte maneira:
Passo 1. Acesse o formulário de "Solicitação Especial" do Facebook;
Passo 2. Insira seu nome, o nome completo da pessoa falecida, o e-mail com que foi criada a conta e o link da página do perfil a ser apagado. Informe o grau de parentesco que você tinha com ela e, em seguida, escolha a opção "Remova esta conta";
Passo 3. Para comprovar que você tem "direitos" sobre o falecido, é necessário fornecer à empresa a certidão de óbito (é importante que seu nome esteja registrado no documento como parente direto), a certidão de nascimento da pessoa falecida ou outro documento que prove de autoridade sobre os dados da pessoa. Os documentos devem ser escaneados e anexados ao formulário do Facebook.
2) Twitter
Twitter (Foto: Divulgação)

Ao contrário do Facebook, o Twitter prefere que usuários que morreram tenham suas contas excluídas permanentemente. Para fazer isso, você vai precisar enviar diversas informações pelo correio.
Passo 1. Coloque em um documento o nome de usuário da conta do Twitter que deseja excluir (@nomedapessoa), uma cópia da certidão de óbito e uma cópia de sua identificação oficial – Carteira de Identidade ou Passaporte;
Passo 2. Faça uma declaração por escrito para desativar a conta e uma descrição detalhada sobre a conta. Inclua o seu nome completo, e-mail, informações de contato e seu relacionamento com a pessoa;
Passo 3. Envie tudo via Correios para o endereço:
Twitter, Inc.   c/o: Trust & Safety
Endereço: 1355 Market St., Suite 900  San Francisco, CA 94103
Fax: 1-415-865-5405
Passo 4. Aguarde o contato de um representante do Twitter para completar o processo de desativação.
3) Instagram
Instagram tem formulário parecido com o do Facebook para pedir exclusão do perfil de alguém que faleceu (Foto: Divulgação) (Foto: Instagram tem formulário parecido com o do Facebook para pedir exclusão do perfil de alguém que faleceu (Foto: Divulgação))


Passo 1. Acesse o formulário padrão para o procedimento, que é muito parecido com o do Facebook;
Passo 2. Informe seu relacionamento com a pessoa, nome completo, endereço de e-mail, informações sobre a pessoa falecida, como nome, usuário do Instagram, link do perfil e cópia da certidão de óbito.
4) LinkedIn
LinkedIn permite que qualquer ex-colega peça a exclusão do perfil de um falecido na rede social (Foto: Divulgação) (Foto: LinkedIn permite que qualquer ex-colega peça a exclusão do perfil de um falecido na rede social (Foto: Divulgação))
A rede social profissional também exige a remoção da conta da pessoa falecida e, assim como Facebook e Instagram, pede o preenchimento de um formulário online. Porém, diferentemente dos outros sites, o LinkedIn permite que ex-colegas ou conhecidos informem o falecimento da pessoa.
Passo 1. Acesse o formulário de remoção de perfil de usuário falecido e faça o cadastro no DocuSign;
Passo 2. Preencha informações como o nome da pessoa, empresa que trabalhava e cargo que ocupava mais recentemente, assim como o link do perfil;
Passo 3. Aguarde o contato do LinkedIn para completar o processo.
5) Pinterest
Pinterest pede informações da conta a ser deletada por e-mail (Foto: Divulgação) (Foto: Pinterest pede informações da conta a ser deletada por e-mail (Foto: Divulgação))

Aqui a política é a mesma da maioria, de excluir o perfil da pessoa falecida. Veja como:
Passo 1. Envie um e-mail para care@pinterest.com com as seguintes informações:
- Seu nome completo
- Nome e e-mail da pessoa falecida
- Link para a conta no Pinterest
- Certidão de óbito, obituário ou publicação em jornal
- Sua relação com a pessoa e documentação: nome incluso no obituário; certidão de nascimento ou casamento; menção pública de relação; árvore genealógica; registros de família; prova autenticada da relação.
Passo 2. Aguarde um contato de um funcionário do Pinterest para validar as informações e proceder com a remoção da conta no site.
6) Tumblr
Para excluir uma conta da rede social, envie um e-mail para o suporte da empresa (Foto: Divulgação)
O Tumblr também prefere que as contas de pessoas falecidas sejam apagadas. Para isso, faça contato via e-mail.
Passo 1. Envie o nome de usuário da pessoa e o link da página no Tumblr para support@tumblr.com;
Passo 2. Aguarde o contato de um representante da companhia que pedirá mais documentos para certificar-se de que o pedido é genuíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário