O Passbook é um recurso que a Apple lançou no iOS 6.0 e que tem como sua principal função reunir versões digitais de comprovantes e bilhetes que um usuário poderia ter em papel, como cartões de embarque, ingressos de cinemas e shows, cupons de descontos para lojas e etc.
O funcionamento do Passbook é bem simples. O recurso pode ser adicionado pelo desenvolvedor de um determinado aplicativo para iOS. Um exemplo: em um app de uma companhia aérea que seja compatível com o serviço, você pode fazer o check-in online. Caso seja bem-sucedido, o software vai enviar automaticamente o cartão de embarque eletrônico para o seu Passbook.
O mesmo acontece com lojas que oferecem cupons de descontos, hotéis onde você vai realizar uma determinada reserva, além de cinemas e casas de espetáculos que têm as opções de vendas de ingressos online e em aplicativos para iOS. Todo este conteúdo é enviado para um só local, o Passbook, onde pode ser organizado. Assim, você não vai mais precisar guardar papeis para estas tarefas, mas apenas usar o seu iPhone.
Além de organizar e deixar todos os cartões em um só local, o Passbook também tem um funcionamento inteligente, capaz de enviar notificação. Caso você tenha uma viagem em um determinado dia, por exemplo, receberá um alerta do programa. É possível também ser avisado sobre o fim do prazo de cupons de descontos de um cartão, dentre outros recursos.
No Brasil, ainda não há muitas empresas aproveitando esta funcionalidade, mas a expectativa é de que isso mude em breve. Recentemente, por exemplo, uma companhia aérea local anunciou a compatibilidade com o Passbook. Caso a tendência seja seguida por outras empresas, ele será um recurso bem útil aos usuários de iPhone no país.
Via TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário