Nove em cada 10 smartphones entre os 217 milhões vendidos no último trimestre rodam ou com Android ou com iOS. Essa é a constatação de um estudo realizado pela empresa Strategy Analytics, publicado nessa segunda-feira, 28.
"A indústria em todo o mundo se transformou de fato em um duopólio, já que a demanda dos consumidores se polarizou em torno dos modelos de consumo massivo do Android e dos designs premium da Apple", disse Scott Bicheno, analista da Strategy Analytics, à agência de notícias AFP.
O Android lidera o setor com folga. Impulsionado pelos telefones da Samsung, o sitema operacional do Google quase duplicou sua participação ao abocanhar 70,1% do total vendido nos últimos três meses. A alta foi de 80,6 milhões, em 2011, para 152,2 milhões de aparelhos.
A Apple, com o seu iOS, também obteve melhora. O iPhone passou de 37 milhões para 47,8 milhões de unidades vendidas no último trimestre, o que lhe dá participação de 22% e totaliza o domínio de 92% dos dois sistemas operacionais. Durante todo o ano passado, no entanto, a parcela de mercado do Android foi de 68,4%, contra 19,4% da Apple.
"O desafio do Android para 2013 será defender sua liderança, não só frente à Apple, como também frente a uma onda emergente de competidores sedentos, que inclui a Microsoft, Blackberry, Firefox e Tizen", prevê Neil Mawston, executivo da empresa que realizou a pesquisa.
Via Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário