A nova função de vídeos no Instagram colocou o aplicativo em concorrência direta com o Vine, que até então era o principal app para imagens em movimento.
Duração
Quanto a duração dos vídeos, o Vine segue a tendência iniciada pelo Twitter, dizendo que 6.5 segundos é a duração perfeita para algo nas redes sociais. É certo que muito foi pensado para se chegar a este número, que acaba funcionando como um desafio para os criadores conseguirem contar ou mostrar uma narrativa coerente e sucinta.
O Instagram segue pelo mesmo caminho, mas com vídeos mais longos, de 15 segundos cada. Ainda que tenha uma extensão um pouco maior, as publicações mantêm o padrão do tempo tido como ideal para as redes sociais.
Edição
As duas plataformas permitem filmar vários filmes e depois colocá-lo juntos, em ordem. Nesse quesito, o Instagram sai na frente. Se você fizer uma série de vídeos seguidos poderá apenas deletar o último. Por exemplo, se você filmou cinco vezes e a terceira gravação ficou ruim, o programa irá lhe obrigar a apagar o quinto e o quarto clipe para que você possa editar o problema. Ou seja, você sempre só poderá editar o mais recente.
O Vine é ainda mais complicado, se uma série de pequenos clipes não ficar boa, você deverá retirar todos eles do ar e filmá-los de novo. Ainda sim, o app promete implementar muito em breve o modo rascunho, onde você poderá experimentar mais e refazer as filmagens quantas vezes desejar.
O Instagram é famoso pelos seus diferentes filtros que podem ser aplicados as fotografias. No modo vídeo isso não irá mudar e o aplicativo já oferece cerca de 13 filtros para enriquecer seus vídeos. O Vine nunca utilizou este tipo de função e provavelmente permanecerá assim a não ser que o serviço perca muitos usuários para o rival.
Os dois aplicativos não te permitem usar câmeras para seus vídeos, te limitando a qualidade de seu tablet ou smartphone. Ainda sim, ambos te deixam transferir os arquivos de vídeo para suas câmeras e computadores, onde eles poderão ser editados e postados em outros serviços como o youtube.
Por fim, o Instagram também conta com a função Cinema, atualmente a mais alardeada do aplicativo, e que irá ajudar os cineastas de plantão a realizar filmagens mais estáveis, diminuindo e corrigindo os movimentos involuntários da câmera.
Funções extras
Tanto o Vine quanto o Instagram também te permitem mudar entre as câmeras traseiras e frontais durante a gravação dos vídeos, possibilitando a criação de diálogos face a face e outras técnicas interessantes.
As funções de compartilhamento dos dois apps são semelhantes, mais o Instagram leva vantagem neste quesito. O Vine possui suporte ao Twitter, Facebook e a própria rede de usuários da Vine, já a concorrência soma Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, Foursquare, e você pode criar listas de e-mails com seus vídeos.
Os dois aplicativos também usam geo-tags, mas apenas o Instagram oferece um mapa onde você pode navegar pelas fotos tiradas em determinado local.
Exibição
Na hora de visualizar seus vídeos os dois aplicativos parecem ser bem distintos. No Instagram cada arquivo aparecerá normalmente na timeline da rede como se ele fosse uma foto, a diferença repousa no pequeno ícone de uma filmadora no canto superior direito da imagem. Uma vez clicado, o vídeo se inicia de maneira automática, com um atraso de dois segundos de buffer para começar a tocar. Não existem opções para tirar o som dos pequenos vídeos e uma vez chegado ao seu fim, você precisa clicar de novo no mesmo para revê-lo.
O Vine também começa seus vídeos em autoplay, sendo em geral mais rápido do que o rival. O aplicativo também permite que você tire o som de dos clipes. Você poderá visualizar os clipes em qualquer página da internet, graças a possibilidade de inserção do código do vídeo em HTML. Outra coisa diferente é que os vídeos do Vine funcionam como GIFs animados, quando chegam ao fim eles voltam para o começo.
Conclusão
O Vine já tem uma grande comunidade de entusiastas dedicados a criar vídeos com o aplicativo. Os limites desafiadores deste app costumam a incentivar e inspirar os usuários a filmar de modo mais criativo e diferenciado.
O Instagram por sua vez foi feito para as massas, com vídeos mais longos, mais editáveis e com dezenas de filtros para deixar tudo o que você filma mais bonito. Certamente o surgimento desta nova opção irá diminuir um pouco o crescimento do Vine, que deverá cada vez mais se voltar para vídeos de uma comunidade de nicho, onde a criatividade será mais presente.
Ainda sim, ambas são plataformas distintas com muito a oferecer, polarizando o mercado de vídeos para smartphones e tablets.
Tabela de comparação
Vine | |
---|---|
Os clipes podem ser deletados. | Os clipes não podem ser deletados. |
As gravações podem ser de até 15 segundos | As gravações duram apenas 6,5 segundos |
A filmagem tem recurso para ser estabilizada. | Não há recursos para a filmagem estável. |
Há a transferência para câmera. | Há a transferência para câmera. |
As gravações podem ser compartilhadas no Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr e Foursquare. | As gravações podem ser enviadas para o Vine, Twitter e Facebook. |
Não há opção de looping para as gravações. | O looping está disponível. |
A Geotag pode ser ativada. | A opção Geotag não está disponível. |
A opção Embed ainda não está disponível. | O vídeo pode ser embedado. |
Via TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário