domingo, 31 de março de 2013

EUA devem liberar uso pleno de aparelhos eletrônicos em aviões


Até o fim do ano, o órgão federal que cuida da aviação civil nos Estados Unidos pretende anunciar que aparelhos eletrônicos como tablets, e-readers e notebooks não precisarão mais ser desligados durante os procedimentos de decolagem e pouso.
A informação foi passada ao New York Times por fontes da Federal Aviation Administration (FAA), segundo as quais bastará colocar os dispositivos em "modo avião". Mas os telefones celulares não serão inclusos na liberação.
Essas fontes disseram que a FAA está sob grande pressão para parar de barrar o uso dos aparelhos ou, então, apresentar provas científicas concretas de que eles prejudicam a experiência de voo.
No ano passado, o órgão anunciou que havia encomendado estudos com setores interessados para investigar a situação. Entraram no grupo representantes de Amazon, Boeing, FCC, entre outros. Os resultados devem ser apresentados em 31 de julho.
Apesar das proibições ao público, a FAA tem algumas brechas curiosas, como o fato de que iPads são permitidos como manuais de voo e aos comissários de bordo, como instrumento para conferência dos procedimentos de voo.
"Então não há problemas em ter iPads no cockpit, é OK para assistentes de voo - e eles não estão em pânico - mas ainda não está OK para o público que viaja", criticou, em entrevista ao NYT, a senadora Claire McCaskill, que pretende transformar as novas regras em lei, para garantir que não haja retrocesso.

Via Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário