terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Guia do iPhone: Liberar espaço com o PhoneClean

Confira as dicas do site Blog do iPhone para liberar espaço com o programa PhoneClean.
O Programa é só para Windows.

Quando você apaga um aplicativo no iOS, o sistema trata de eliminar todos os dados relativos a ele, não deixando nenhuma sujeira; esta é uma vantagem do esquema de sandboxing do iOS (e que não existe no Android, por exemplo). Então, o que o PhoneClean apaga afinal? Sobram os arquivos temporários e os de cache.
Fizemos o teste para tirar a prova. Ao instalar o programa (link), basta conectar o aparelho no cabo USB e rodar o PhoneClean. Na tela de abertura, ele diz quanto você tem de espaço livre no aparelho e disponibiliza um botão para fazer uma varredura no sistema em busca de arquivos desnecessários.
Ele então faz um levantamento, aplicativo por aplicativo, de quantos arquivos descartáveis se encontram no seu aparelho. No nosso Twitter, por exemplo, ele encontrou 1198 arquivos que poderiam ser eliminados, totalizando 33,37MB.
Depois de escanear todo o sistema, ele indica quanto de espaço você pode ganhar se permitir que ele ‘limpe’ o aparelho para você. Para fazer isso, basta clicar no botão Clean.
No nosso caso, conseguimos economizar 343,58MB, o que é bastante para alguns e pouco para outros.
Os aplicativos perderam seu cache, mas não suas configurações e nem o progresso de nenhum jogo. O programa só apagou arquivos temporários, muitas vezes usados justamente para fazer os aplicativos abrirem mais rápido depois do segundo uso.
Assim que você utilizar os aplicativos novamente, os mesmos arquivos voltarão a ocupar espaço no sistema.
Vale a pena usar o PhoneClean?
Só se você for paranóico por espaço. Em nossos testes, o ganho de megabytes não foi tão significativo a ponto de justificar o uso constante dele, sem falar que os arquivos apagados voltam se você usar novamente os apps. Mas se você quer testá-lo, ele é gratuito e pode ser baixado neste link. Apenas para Windows.

Via Blog do iPhone 

Nenhum comentário:

Postar um comentário