quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Norton lança serviço de backup de arquivos similar ao Dropbox

A Symantec, fabricante do antivírus Norton, liberou nesta quinta-feira (29) o acesso ao Norton Zone, seu mais novo serviço de backup em nuvem. A empresa, que até agora só atuava no mercado de antivírus para consumidores finais e empresas, quer armazenar os arquivos, fotos e vídeos dos internautas, que tem 5 GB de graça ao se cadastrar no serviço.

A nova oferta representa um passo da empresa para diversificar seu portfólio de produtos e serviços na área de segurança. A partir de agora, a Symantec passa a concorrer neste mercado com o serviço Dropbox e outras opções de outras grandes empresas do mercado, como Google Drive, SkyDrive (Microsoft) e iCloud (Apple).


O diferencial do serviço, de acordo com a Norton, é a proteção contra vírus e outras ameaças: todos os arquivos armazenados pelos usuários passam por uma verificação antes de serem compartilhados com outros usuários. Os documentos, fotos e vídeos guardados pelo Norton Zone também são criptografados, de maneira que somente o dono da conta possa ter acesso ao conteúdo dos arquivos.
Para ter acesso ao novo serviço, o internauta precisa fazer um cadastro por meio do site oficial e aguardar a aprovação. Um link será enviado para seu e-mail, para que ele possa ativar o cadastro. O Norton Zone também oferece um recurso de criação de "zonas" de compartilhamento para equipes e também notifica o usuário sobre modificações em um arquivo compartilhado durante 90 dias após o upload.
O novo serviço é compatível com sistema operacional Windows, MacOS, iOS (iPhone e iPad) e dispositivos móveis com sistema operacional Android. Em todos os casos, o usuário precisa baixar um aplicativo para o computador, smartphone ou tablet, que permite gerenciar os arquivos armazenados, fazer uploads e downloads. Nos computadores, o aplicativo cria uma pasta, para onde é possível arrastar e soltar arquivos, que são sincronizados após modificações do usuário.
A Symantec ainda não divulgou o preço da assinatura do serviço, caso o usuário precise de mais de 5 GB de espaço na nuvem. Para efeito de comparação, o SkyDrive, da Microsoft, oferece 7 GB de espaço gratuito e cobra R$ 19 ao ano por 20 GB (há outros planos com mais espaço disponíveis). O Google Drive permite armazenar 5 GB de arquivos e oferece planos pagos a partir de US$ 5 ao ano para 20 GB.

Via Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário