sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Por que seu celular diz ter menos memória livre para uso do que o total?

É muito comum que o usuário, ao buscar as informações na caixa de seu smartphone ou tablets, depare-se com o valor de memória interna de 4 GB, 8 GB, 16 GB ou mais. Porém, ao usar o aparelho, seja Android ou iOS, percebe que a memória disponível é sempre menor. Por que isso acontece?
A memória disponível de smartphones e tablets nunca é igual ao total descrito nas especificações do aparelho (Foto: Reprodução)
Ao sair de fábrica, o aparelho já vem com sistema operacional instalado, o que consome parte de sua memória interna disponível. O valor mostrado nas especificações do celular, no entanto, é nominal e representa a capacidade de armazenamento do hardware sem considerar instalações feitas pelo fabricante.
Em iPhones de 16 GB, os usuários relatam ter entre 13 GB e 14 GB disponíveis para uso. Já em um Nexus 4, que tem Android puro, o sistema operacional ocupa mais ou menos o mesmo espaço na memória interna, entre 2 GB e 3 GB.
No entanto, em aparelhos Android com sistema modificado pelo fabricante, como a linha Galaxy da Samsung, o espaço ocupado pelo SO pode ser bem maior. Em um Galaxy S4 de 16 GB, o usuário tem somente cerca de 9 GB à sua disposição.
Outra forma de se ter a memória ocupada antes mesmo de usar é por meio de aplicativos pré-instalados pelo fabricante e pela operadora. Diferentemente do Android puro, versões modificadas do sistema costumam trazer consigo diversos apps e jogos pré-instalados que ocupam boa parte do armazenamento.
Você pode tentar se livrar deles, mas, geralmente, esses aplicativos são bloqueados para desinstalação, só sendo possível por meio de root (uma forma de desbloqueio do sistema) e aplicativos especiais para excluí-los ou movê-los para o cartão microSD.
De modo geral, portanto, não espere que seu smartphone ou tablet novo tenha sua memória total disponível para uso. Se você precisar de mais espaço, experimente expandir o armazenamento com um cartão microSD, no Android.
No caso de usuários de iPhone, a alternativa é usar serviços de armazenamento na nuvem e preferir aplicativos de música e vídeo que usem a internet para rodar os arquivos de servidores externos. 
Via TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário