segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Programa da semana: VLC Media Player


O VLC Media Player é capaz reproduzir e transmitir vídeos através da Internet, gerenciar podcasts, capturar vídeos a partir de uma webcam e, claro, tocar DVDs e discos Blu-Ray. Simplificando, o VLC é o Media Player favorito dos usuários avançados. Infelizmente, todo esse conjunto de poderosos recursos também pode intimidar à primeira vista. 
Mais do que apenas um DVD Player
DVDs não são os únicos discos que podem ser lidos pelo VLC: CDs de áudio, VCDs e SVCDs também podem ser reproduzidos sem problemas. O suporte experimental a discos Blu-Ray foi adicionado neste ano, mas o sistema de criptografia usado nos discos pode fazer a reprodução ser uma questão de tentativa e erro. 
Capture screenshots
O VLC tem um recurso que permite que você capture imagens (screenshots) de um vídeo. Basta selecionar o menu Video / Capturar a imagem. As imagens são salvas em sua pasta Imagens, com um nome como “vlcsnap” seguido do ano, mês, dia, hora, minuto, segundo e centésimo de segundo (ex: vlcsnap-2012-10-10-15h36m58s165). Se quiser que as imagens sejam salvas em outro lugar, ajuste as opções emFerramentas / Preferencias / Video / Captura de vídeo.
Ouça podcasts e rádios via web
O VLC conhece muitos truques, e tem várias opções de áudio que podem ajudá-lo a gerenciar podcasts ou encontrar algo novo para ouvir. Clique em Exibir / Lista de Reprodução para abrir a janela de playlists, e na opção Internet para revelar um grande número de “canais”, incluindo centenas de estações de rádio de todo o mundo. A melhor parte? É tudo grátis. 
Use “skins” para mudar a aparência
O visual do VLC pode ser completamente modificado com “skins”, arquivos que alteram a aparência do programa. Basta baixar uma das muitas opções disponíveis no site oficial e clicar em Ferramentas / Preferências / Interface. Na seção Aparência selecione a opção Usar capa personalizada e indique o arquivo .vlt que contém a skin que você baixou. 
Convertendo arquivos com o VLC
Nem todos os programas e aparelhos conseguem lidar com arquivos em formatos exóticos tão bem quanto o VLC. Felizmente ele pode ajudá-lo a superar este problema, já que além de um Media Player o programa também funciona como um conversor básico de arquivos.
Converter um arquivo para um formato diferente não exige muito esforço. Clique em Mídia / Converter/Salvar, no botão Adicionar e selecione o arquivo de vídeo ou áudio que deseja processar. Se você tem uma legenda para esse arquivo, marque a opção Usar um arquivo de legendas e indique a legenda. Clique em Converter / Salvar e indique onde quer que o novo arquivo seja salvo. Dê um nome para ele, e não se esqueça de incluir a extensão do arquivo, que deve coincidir com o Perfil selecionado (por exemplo, .mp4 para vídeo em MPEG-4). Depois é só clicar em Iniciar.
Opções de converter vídeos
Um recurso controverso: copiar DVDs, Blu-Ray e vídeos da Internet
Note que a opção Converter/Salvar também lhe permite converter vídeo online, de webcams, ou copiar mídia de discos ópticos. Trocando em miúdos: copiar vídeos do YouTube ou de DVDs. 
Converter discos é fácil. Clique em Mídia / Converter/Salvar e, ao invés de adicionar itens na aba Arquivo, clique em Disco e selecione o disco a converter. O resto do processo é idêntico à conversão de um vídeo e, sim, vai demorar um bom tempo. Por outro lado, se você quiser uma simples cópia dos arquivos do disco para o HD, marque a opção Descarregar Entrada Bruta.
Salvar imagens de uma webcam ou streams de vídeo é simples, mas a metodologia é um pouco diferente. Abra o arquivo usando o item Mídia / Abrir (Fluxo de Rede ou Dispositivo de Captura) mas em vez de clicar no botão Reproduzir, clique na setinha pra baixo ao lado dele e selecione a opção Fluxo. Identifique a fonte, clique em Próximo e certifique-se de que o Destino está definido como Arquivo. O resto das opções é o mesmo de quando você está convertendo um DVD ou arquivo de vídeo.

Via PCWorld

Um comentário:

  1. Nunca testei ele, normalmente eu uso o K-Lite Mega Codec Pack, mas a dica é boa!
    Vou ver se faço uns testes aqui, estou carente de um reprodutor decente de Blu-Ray.

    ResponderExcluir