sábado, 13 de setembro de 2014

Site reserva seu nome de usuário favorito em novos apps e redes sociais

A identidade virtual de pessoas, empresas e marcas pode ser reservada em novas redes sociais e aplicativos por meio da plataforma EarlyClaim. Lançado em agosto, esse sistema tem como proposta apoiar novas startups a ativar e atingir uma base de usuários-alvo desde o início de sua criação. A ideia foi desenvolvida como um projeto paralelo de uma dupla de desenvolvedores italianos.
Os cofundadores Alessandro Marchesini e Walter Franchetti criaram a ferramenta pensando nas dificuldades de novos empreendimentos virtuais conquistarem usuários – já que muitas vezes é preciso disputar por um simples nome virtual. Por exemplo: se “João” já existe, é preciso cadastrar “João1”, “João12”, “João123”, e assim por diante. A ideia é garantir seu apelido ou nome favorito nos sites.
earlyclaim_cover (Foto: earlyclaim_cover)



Funcionando como um “marco zero” para identidades online, essa plataforma garante que o usuário chegue na frente com a identidade virtual que deseja, mas é preciso ser rápido e registrar primeiro.
Como funciona
Para se inscrever, digite a identidade virtual e verifique se já não foi reservada por outra pessoa. Clique em “MINE!” – que significa “MEU!”, em português. Se o sinal for verde, o nome está garantido. Para confirmar a reserva é preciso inserir e-mail e senha.
earlyclaim_product2 (Foto: earlyclaim_product2)

O EarlyClaim registra o usuário nas novas startups credenciadas à plataforma. Para evitar contas e identidades fantasmas, também é preciso confirmar o registro nessas startups para que o nome seja de fato ativado. O usuário tem dez dias para fazer isso e manter o nome reservado. Quem faz o cadastrado no EarlyClaim recebe um e-mail diário com um resumo das mensagens das startups onde se registrou.
De acordo com o site da empresa, nos primeiros seis dias desde o lançamento, que aconteceu em agosto, o EarlyClaim ganhou mais de seis mil usuários registrados, foi visitado por 114 países e recebeu consultas de startups espalhadas por três continentes. Atualmente, mais de 36 mil nomes de usuários já foram registrados no site.
Críticas
Alguns críticos acreditam que apesar da criatividade do serviço oferecido pelo EarlyClaim, seu futuro ainda é incerto, dependendo de fatores externos, além de outros pontos envolvendo o próprio comportamento das pessoas em rede. Entre as principais questões citadas estão o fato das reservas de nomes de usuários funcionarem apenas para startups futuras – isso quer dizer que pode ser que essas parcerias não vinguem. 
A questão da segurança de reservar previamente um nome de usuário também foi questionada, assim como o possível registro de nomes de terceiros com más intenções, apenas para dificultar, barrar ou impedir que outras pessoas usem esses nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário