quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Facebook trabalha em novo app Moments com foco em privacidade, diz site

Facebook está desenvolvendo um aplicativo para aumentar a privacidade dos usuários. Chamado “Moments”, o app vai facilitar a definição de quais pessoas visualizam determinados conteúdos, atualmente feito por meio de complicadas listas e configurações pouco visuais. A informação foi obtida pelo TechCrunch por meio de várias fontes, incluindo uma que declara ter a versão atual do app rodando em seu dispositivo. Procurado, o Facebook diz que “não comenta rumores ou especulações”.
Face Bolso Cell (Foto: Reprodução/Pond5)Moments, especulado app do Facebook, vai aumentar privacidade dos usuários (Foto: Reprodução/Pond5)

O produto, que pode mudar de nome antes de ser lançado oficialmente, está sendo testado por funcionários do Facebook. O design atual apresenta uma grade com alguns blocos, cada um mostrando um grupo de contatos no Facebook – amigos, familiares, colegas de trabalho.
Vírus no Facebook, como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.
A fonte do TechCrunch que tem acesso ao aplicativo comparou-o ao Cluster, que permite criar espaços seguros para compartilhar conteúdo com pequenos grupos de pessoas. O usuário só precisa clicar em um dos campos para dividir a postagem com essas pessoas - similar a divisão de círculos do Google+.
Compartilhe seus álbuns no Cluster (Foto: Divulgação) (Foto: Compartilhe seus álbuns no Cluster (Foto: Divulgação))Compartilhe álbuns de fotos em grupos privados no Cluster (Foto: Divulgação/Cluster)
O Facebook há muito tempo permite publicar conteúdo para diferentes subgrupos de contatos. O que o novo app fará é tornar essa experiência algo mais visual, facilitando a seleção do público que se deseja atingir. Isso seria o fim dos compartilhamentos com pessoas erradas, algumas vezes causado pela características da configuração atual, com seu ícone tão pequeno que frequentemente é esquecido.
Função Lista de amigos do Facebook não foi bem aceita pelos usuários (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Função "Lista de amigos" do Facebook não foi bem aceita pelos usuários (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Esse não é o primeiro esforço da rede social em melhorar o recurso. Em 2010, Mark Zuckerberg revelou que apenas 5% dos usuários usavam listas de amigos, um indicador de que o design empregado não foi compreendido pelo público. Um ano depois a funcionalidade foi reformulada para corrigir o problema, agrupando informações que podem muito bem ser usadas pelo Moments. Não está claro se ele será integrado aos grupos do Facebook, que já soma 500 milhões de usuários, mas a publicação nos grupos é outra função que poderia ser facilitada pelo aplicativo. Resta esperar e ver o que virá, em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário